INAUGURAÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFSJ MARCA NOVA ETAPA DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE E DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM DIVINÓPOLIS

O Hospital Universitário da Universidade Federal de São João del-Rei (HU-UFSJ), em Divinópolis, foi inaugurado oficialmente nesta sexta-feira (19), consolidando um projeto aguardado há mais de uma década pela população da região Centro-Oeste de Minas Gerais. A unidade passa a integrar a Rede HU Brasil e atuará como referência em assistência à saúde, ensino, pesquisa e formação de profissionais da área.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Educação, Leonardo Barchini, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Durante o evento, as autoridades destacaram a importância do hospital para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), da educação pública e da produção de conhecimento científico.

Embora a inauguração oficial tenha ocorrido nesta sexta-feira, os atendimentos à população começaram a ser prestados na última terça (16). Desde então, pacientes encaminhados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e por outros hospitais da rede pública passaram a ser recebidos na unidade, seguindo o fluxo regulado pelo SUS.

Nesta primeira etapa de funcionamento, o hospital disponibiliza 31 leitos de clínica médica e atendimento ambulatorial. A ativação da estrutura ocorrerá de forma gradual ao longo dos próximos meses. Em até um ano, a unidade deverá atingir sua capacidade total de 198 leitos, incluindo leitos cirúrgicos, de terapia intensiva e pediátricos, beneficiando moradores de Divinópolis e de outros 54 municípios da região.

Além da assistência à população, o HU-UFSJ terá papel estratégico na formação acadêmica e profissional. Na segunda fase de operação, a unidade começará a receber estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica da UFSJ. A expectativa é que, a partir de 2027, sejam implantados programas de residência em Pediatria, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade e Enfermagem Obstétrica.

O hospital terá gestão da Rede HU Brasil pelos próximos 20 anos. O investimento anual previsto é de R$ 341 milhões, sendo R$ 111 milhões provenientes do Ministério da Saúde e R$ 230 milhões do Ministério da Educação.

A inauguração representa a concretização de uma demanda histórica da região. Anunciado em 2009, o projeto enfrentou atrasos e paralisações ao longo dos anos, com as obras sendo retomadas apenas em 2023. Com a parceria firmada entre a UFSJ e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a unidade foi transformada em hospital universitário, ampliando seu impacto para além da assistência, ao integrar atendimento, formação profissional e produção de conhecimento voltados às necessidades da população.

Foto: Divulgação / HU-UFSJ

Compartilhar