REAJUSTE SALARIAL DOS SERVIDORES FEDERAIS ENTRA EM VIGOR EM ABRIL DE 2026
Entra em vigor, a partir do dia primeiro de abril de 2026, o novo reajuste salarial dos servidores públicos federais, conforme previsto no Acordo de Greve nº 10/2024. Para os(as) docentes das Instituições Federais de Ensino, o reajuste será linear, no percentual de 3,5%, além dos ajustes nos steps da carreira.
O reajuste integra o conjunto de medidas pactuadas entre o governo federal e as entidades representativas após a greve nacional de 2024. No caso específico da carreira docente, os percentuais acordados no Termo nº 10/2024 foram os seguintes: 9% de reajuste a partir de janeiro de 2025 e mais 3,5% com vigência a partir de maio de 2026 — com efeitos financeiros iniciando em abril.
A ADUFSJ – Seção Sindical destaca que o reajuste é fruto direto da mobilização da categoria docente e da força coletiva expressa durante a greve de 2024. Trata-se de uma conquista importante diante do cenário de perdas acumuladas nos últimos anos e do desmonte das políticas de valorização do serviço público.
A entidade reforça, contudo, que a luta continua. Além da ameaça da Reforma Administrativa, diversos pontos previstos no Termo de Acordo nº 10/2024 ainda não foram integralmente implementados. Segundo informações do ANDES - SN, entre os pontos pendentes está a publicação da minuta que altera o Decreto 1590/95, que trata do controle de frequência das e dos docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Também não avançaram os trabalhos do grupo criado para tratar do reenquadramento de aposentados, da entrada lateral (entrada e reposicionamento na carreira) e da revogação da Instrução Normativa nº 15/2022, que alterou as orientações para concessão de adicionais insalubridade e periculosidade.