ADUFSJ ELEGE DELEGAÇÃO PARA O 44º CONGRESSO DO ANDES - SN

A ADUFSJ – SSIND se reuniu em assembleia na manhã desta quinta-feira (18) para eleger delegados(as), suplentes e observadores(as) que representarão a seção sindical no 44º Congresso do ANDES – Sindicato Nacional. O evento ocorrerá no período de 2 a 6 de março de 2026, em Salvador (BA), e terá como tema central: “Na capital da resistência, das revoltas dos Búzios e dos Malês: ANDES-SN nas lutas e nas ruas, pela democracia e educação pública, contra as opressões e a extrema direita!”.

A diretoria propôs, por uma questão de saúde financeira da seção sindical, o envio de seis delegados(as) ao congresso, sem observadores(as). A base, no entanto, argumentou a favor do incentivo à participação docente nos espaços representativos e de discussão da categoria, como o Congresso do ANDES-SN, e aprovou o envio de oito docentes, sendo: 1 (um) delegado representante da diretoria, 6 (seis) delegados representantes da base e 1 (um) suplente.

A delegação da ADUFSJ – SSIND no 44º Congresso do ANDES-SN será composta pelos(as) docentes Wilson Camilo Chaves (diretoria), Carlos Alberto da Silva Jr., Carolina Ribeiro Xavier, Fabíola de Oliveira Miranda, José Carlos Borba Junior, Maristela Nascimento Duarte, Rafael Belitzck Ferreira e Alberto Ferreira da Rocha (suplente).

A categoria também deliberou pela realização de uma nova assembleia em fevereiro de 2026, antes da realização do congresso, para discutir alguns dos textos e levar a posição da base da ADUFSJ ao 44º Congresso.

O segundo ponto de pauta foi um item incluído por demanda da assembleia e tratou do Vozes Vertentes, Grupo Vocal da ADUFSJ. Com o vencimento do contrato atual dos profissionais que atuam junto ao grupo, a diretoria da ADUFSJ optou pela não renovação. A proposta da atual gestão era finalizar o ano, realizar uma revisão no orçamento da seção sindical e promover um levantamento junto aos(às) sindicalizados(as) sobre o interesse nesse e em outros projetos.

A base argumentou pela manutenção imediata do Grupo Vocal, como forma de garantir a estabilidade dos profissionais que atuam no grupo, mantendo a agenda deles para o próximo ano, e possibilitando que os docentes se organizem para participar das atividades ao longo do semestre.

Após as discussões, a assembleia deliberou pela renovação do contrato dos profissionais envolvidos, tal como consta atualmente

Compartilhar