ADUFSJ PARTICIPA DO 101º ENCONTRO REGIONAL LESTE DO ANDES-SN

O presidente da ADUFSJ – Seção Sindical, professor Wilson Camilo Chaves, participou no último sábado, 1º de novembro, do 101º Encontro Regional Leste do ANDES-SN, realizado na ADUFLA. O evento, intitulado “Entre Conjunturas e Caminhos, o ANDES-SN Floresce: em defesa da vida e dos direitos”, reuniu docentes de instituições federais, estaduais e municipais da região para debater conjuntura, desafios da categoria e estratégias de luta.

O encontro teve início no dia 31 de outubro. Devido à sua participação na Comissão Nacional de Mobilização (CNM) do ANDES - SN contra a Reforma Administrativa, o professor Wilson chegou à cidade já no final da tarde e acompanhou apenas as atividades do segundo dia.

2ª Marcha das Mulheres Negras no centro do debate

Durante a manhã, o presidente da ADUFSJ acompanhou a mesa “Das ruas à universidade — a potência da Marcha das mulheres negras”, mediada pela professora Jacyara Silva de Paiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com participação de Ana Lúcia da Silva e Adriana Silva, do Fórum Nacional de Mulheres Negras.

O debate destacou a importância da 2ª Marcha das Mulheres Negras, que será realizada em 25 de novembro, em Brasília, com expectativa de reunir 1 milhão de mulheres negras de todo o país — dez vezes mais que o número registrado em 2015, quando a primeira marcha levou cerca de 100 mil participantes à capital federal.

As exposições ressaltaram o papel político das mulheres negras na luta contra o racismo e as desigualdades estruturais no Brasil — país que possui a segunda maior população negra do mundo — e convocaram também demais segmentos sociais, sindicatos e movimentos populares a integrarem o ato nacional.

O professor Wilson reforçou que a ADUFSJ atuará em sintonia com a Regional Leste e com outros coletivos do estado para viabilizar a participação de docentes e da comunidade na marcha.

Desafios da classe trabalhadora

À tarde, o presidente da ADUFSJ acompanhou a mesa “Desafios da classe trabalhadora”, que contou com a presença do presidente do ANDES-SN, professor Cláudio Mendonça, e da professora Cristina Fonseca (UEMG), com mediação da professora Carolina Gonçalves (UFV).

Foram discutidos os impactos da Reforma Administrativa (PEC 38/2025), as ofensivas contra o serviço público e a educação, e o avanço da extrema direita no país. A professora Cristina ressaltou ainda a necessidade urgente de que a população mineira se posicione contra a privatização da Copasa, alertando para os prejuízos sociais e ambientais que essa agenda pode causar no estado.

O painel também destacou a recente vitória obtida pelos movimentos em defesa da UEMG, que impediram a venda de imóveis da instituição pelo governo estadual.

Em seguida, ocorreu espaço de balanceamento político e encaminhamentos coletivos, com participação das seções sindicais e docentes presentes, reafirmando a unidade da categoria na luta por direitos e contra os retrocessos.

O professor Wilson avaliou o encontro como “muito positivo e enriquecedor”, pela troca de experiências entre entidades, atualização da conjuntura e fortalecimento das ações comuns em defesa da educação pública, da democracia e dos direitos sociais. Além disso, foi oferecida uma mesa muito especial, farta, de café.

Compartilhar