CARREIRA DOCENTE EM DEBATE: PALESTRA COM CLARISSA RODRIGUES
A ADUFSJ - Seção Sindical recebeu, nesta terça-feira (14), a professora da UFOP e vice-presidenta da Regional Leste do ANDES - Sindicato Nacional, Clarissa Rodrigues, para uma conversa sobre a carreira docente.
Clarissa traçou uma linha do tempo desde a criação do ANDES, no início ainda como associação, até o momento atual, contextualizando a luta pela construção e, atualmente, reestruturação da carreira docente. Ela lembrou que, assim como ocorre com a aposentadoria, os docentes têm situações de carreira diferentes, que dependem do seu momento de ingresso no magistério superior, e é dessas diferenciações que vem a desestruturação.
“O que nós temos hoje é uma situação em que as pessoas entram e a retribuição por titulação é recebida em linhas separadas do contracheque. O valor inicial hoje da nossa carreira é menor que o de um técnico com ensino médio do Banco Central. O que houve foi um achatamento da nossa carreira”, disse.
A reivindicação do ANDES - Sindicato Nacional nas negociações com o Governo Federal é que a carreira seja discutida, em mesa setorial, com o MEC e o MGI, de forma separada da recomposição salarial. Ou seja, independentemente do resultado das negociações de recomposição salarial, deve-se manter a discussão da reestruturação da carreira docente em aberto. Além disso, o Sindicato Nacional realizará, em setembro, um CONAD Extraordinário para tratar do tema.
Sobre a proposta de reestruturação apresentada pelo ANDES, Clarissa explicou que a principal demanda é colocar a dedicação exclusiva como prioridade na carreira, para que o docente possa se dedicar ao ensino, pesquisa e extensão. Além disso, a progressão na carreira seria colocada como um direito para toda a categoria, mantendo o salário atrelado à formação.