PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA GREVE: PALESTRA COM JORGETÂNIA FERREIRA

Na última quinta (2), os docentes da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) receberam a professora e presidenta da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (ADUFU), Jorgetânia Ferreira, no Anfiteatro do Campus Santo Antônio (CSA), para uma palestra sobre a conjuntura e a greve: desafios e perspectivas.

Primeira-tesoureira da Regional Leste do ANDES-SN, Jorgetânia apontou que estudos realizados tanto pelo ANDES quanto pela ADUFU, mostram que a qualidade de vida dos docentes das universidades federais piorou nos últimos anos. Os docentes perderam poder de compra, estão mais sobrecarregados, endividados e adoecidos.

Apesar dos desafios e do cenário difícil, ela destacou a importância da categoria continuar lutando e acreditando no poder da transformação social.

Respondendo às críticas ao movimento grevista com o argumento de que enfraqueceria o governo e fortaleceria a extrema-direita, Jorgetânia salientou que essa luta é em defesa do projeto apresentado pelo atual governo durante as eleições, de valorização da educação e dos serviços e servidores públicos, e não de austeridade fiscal.

"Um país que não investe em educação, ciência e tecnologia não tem condições de se desenvolver (...). Então, precisamos muito dessa nossa luta contra esse projeto de destruição da universidade pública. Porque é isso que está em jogo", afirmou.

Assista a palestra completa: https://www.youtube.com/watch?v=-CBFC-FdTg8&ab_channel=ADUFSJ 

Compartilhar