DOCENTES APROVAM PARALISAÇÃO NESTA SEGUNDA (11)

A ADUFSJ - Seção Sindical se reuniu em assembleia na tarde desta quarta (6). No primeiro item da pauta, informes, a diretoria informou à base que foi aprovada no 42º Congresso do ANDES-SN a construção de uma greve da educação para o primeiro semestre de 2024, com a possibilidade de unificação com as demais categorias do funcionalismo público posteriormente. 

A Seção Sindical recebeu do ANDES-SN a orientação para que seja realizada uma assembleia na base, entre os dias 11 e 21 março, para votar o indicativo de greve. 

No segundo ponto de pauta, indicação de três membros para a comissão de gestão de conflitos em atendimento à solicitação da reitoria, foram eleitos os docentes Rafael Siqueira de Guimarães, Rafael César Russo e Beatriz A. Ferreira. 

No ponto três, sobre a campanha salarial, a diretoria reforçou a orientação do ANDES-SN apresentada nos informes e frisou que o congresso do sindicato nacional aprovou a construção da greve, em uma votação apertada, após o resultado da reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente realizada no dia 28 de fevereiro, em que o Governo Federal reafirmou o reajuste zero para 2024. 

A seguir, os docentes discutiram o orçamento da UFSJ e seus desdobramentos. Como encaminhamento, a assembleia votou pela paralisação das atividades docentes na segunda (11), em apoio à paralisação dos servidores técnico-administrativos, que está acontecendo entre os dias 6 e 8 de março. A votação contou com 63 votos favoráveis à paralisação, 13 contrários e 10 abstenções. 

Além disso, foi deliberado pelo envio de um ofício à reitoria cobrando a recontratação imediata dos trabalhadores terceirizados demitidos e o cancelamento da implantação das secretarias integradas. Os docentes, em sua maioria, se expressaram pela necessidade da luta pela suplementação do orçamento da universidade e da construção coletiva das medidas necessárias para a manutenção das atividades na UFSJ. 

O assunto voltará para discussão e esclarecimentos na próxima reunião do Conselho Universitário (CONSU), que está marcada para o dia 18 de março (segunda). A assembleia deliberou que, com o intuito de aprimorar o debate, a ADUFSJ solicite à reitoria que seja encaminhado previamente aos conselheiros o relatório de gastos da universidade em 2023, , detalhado por unidade administrativa e acadêmica da instituição. 

Também foram discutidas as propostas de encaminhamento retiradas na Assembleia Unificada realizada pela ADUFSJ, Sinds-UFSJ e DCE, na terça (5). 

A realização de reunião extraordinária no CONSU para pautar e esclarecer o Orçamento da UFSJ 2024 foi contemplada pela reunião do conselho no dia 18 de março. A entrega coletiva de todos os cargos de chefia foi considerada fora do poder de deliberação da assembleia. A paralisação das funções administrativas da UFSJ foi considerada uma questão que ainda precisa ser aprofundada e que pode retornar ao debate após a reunião do CONSU. 

A realização de manifestação na Reitoria, a coleta de perguntas a serem feitas durante a reunião do CONSU e a participação na acolhida dos calouros foram aprovadas. A manifestação na reitoria, em conjunto com os estudantes e os servidores técnico-administrativos está prevista para ocorrer na segunda (11) e as perguntas a serem feitas durante a reunião do CONSU devem ser encaminhadas à secretaria da ADUFSJ - Seção Sindical.

Compartilhar

Sou docente da UFSJ e estou indignado com a falta de recomposição salarial. Meu aluguel subiu, meu condomínio subiu, todas as minhas contas subiram. Com a perda do poder de compra, comecei a cortar gastos, andar de ônibus e comer marmita para reduzir custos. Operários da educação, UNI-VOS. Precisamos de uma greve para mostrar que educação não é fast food. Eu não sou cachorro não, para ser tão humilhado. Eu não sou cachorro não, para ser tão maltratado.

11/03/2024 - Professor Endividado

Eu não entendo nosso sindicato. Acham um absurdo que os técnicos trabalhem um pouco mais, mas vem como normal quando professores precisam assumir funções que são dos técnicos. Sindicato pelego e medíocre não tem meu respeito!

08/03/2024 - José