DOCENTES APROVAM PARALISAÇÃO NESTA SEGUNDA (11)

A ADUFSJ - Seção Sindical se reuniu em assembleia na tarde desta quarta (6). No primeiro item da pauta, informes, a diretoria informou à base que foi aprovada no 42º Congresso do ANDES-SN a construção de uma greve da educação para o primeiro semestre de 2024, com a possibilidade de unificação com as demais categorias do funcionalismo público posteriormente. 

A Seção Sindical recebeu do ANDES-SN a orientação para que seja realizada uma assembleia na base, entre os dias 11 e 21 março, para votar o indicativo de greve. 

No segundo ponto de pauta, indicação de três membros para a comissão de gestão de conflitos em atendimento à solicitação da reitoria, foram eleitos os docentes Rafael Siqueira de Guimarães, Rafael César Russo e Beatriz A. Ferreira. 

No ponto três, sobre a campanha salarial, a diretoria reforçou a orientação do ANDES-SN apresentada nos informes e frisou que o congresso do sindicato nacional aprovou a construção da greve, em uma votação apertada, após o resultado da reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente realizada no dia 28 de fevereiro, em que o Governo Federal reafirmou o reajuste zero para 2024. 

A seguir, os docentes discutiram o orçamento da UFSJ e seus desdobramentos. Como encaminhamento, a assembleia votou pela paralisação das atividades docentes na segunda (11), em apoio à paralisação dos servidores técnico-administrativos, que está acontecendo entre os dias 6 e 8 de março. A votação contou com 63 votos favoráveis à paralisação, 13 contrários e 10 abstenções. 

Além disso, foi deliberado pelo envio de um ofício à reitoria cobrando a recontratação imediata dos trabalhadores terceirizados demitidos e o cancelamento da implantação das secretarias integradas. Os docentes, em sua maioria, se expressaram pela necessidade da luta pela suplementação do orçamento da universidade e da construção coletiva das medidas necessárias para a manutenção das atividades na UFSJ. 

O assunto voltará para discussão e esclarecimentos na próxima reunião do Conselho Universitário (CONSU), que está marcada para o dia 18 de março (segunda). A assembleia deliberou que, com o intuito de aprimorar o debate, a ADUFSJ solicite à reitoria que seja encaminhado previamente aos conselheiros o relatório de gastos da universidade em 2023, , detalhado por unidade administrativa e acadêmica da instituição. 

Também foram discutidas as propostas de encaminhamento retiradas na Assembleia Unificada realizada pela ADUFSJ, Sinds-UFSJ e DCE, na terça (5). 

A realização de reunião extraordinária no CONSU para pautar e esclarecer o Orçamento da UFSJ 2024 foi contemplada pela reunião do conselho no dia 18 de março. A entrega coletiva de todos os cargos de chefia foi considerada fora do poder de deliberação da assembleia. A paralisação das funções administrativas da UFSJ foi considerada uma questão que ainda precisa ser aprofundada e que pode retornar ao debate após a reunião do CONSU. 

A realização de manifestação na Reitoria, a coleta de perguntas a serem feitas durante a reunião do CONSU e a participação na acolhida dos calouros foram aprovadas. A manifestação na reitoria, em conjunto com os estudantes e os servidores técnico-administrativos está prevista para ocorrer na segunda (11) e as perguntas a serem feitas durante a reunião do CONSU devem ser encaminhadas à secretaria da ADUFSJ - Seção Sindical.

Compartilhar