NOTA DA DIRETORIA: ADUFSJ QUESTIONA DEMISSÕES COM ORÇAMENTO MAIOR DO QUE O DE 2023

A diretoria da ADUFSJ vem empenhando todos os esforços na tentativa de compreender as circunstâncias da decisão da reitoria em demitir trabalhadoras e trabalhadores terceirizados. Segundo dados do Observatório do Conhecimento, o orçamento de 2024 é até um pouco maior do que o do ano passado. Então, por que essa demissão em massa está acontecendo nesse momento e dessa forma desumanizada? 

Não temos resposta da reitoria a essa questão.

Somos solidários àquelas e àqueles que perdem seus empregos e também à quem terá  sua jornada de trabalho intensificada. A precarização das condições de trabalho afeta o setor técnico (dos serviços de limpeza e administrativo), mas amplia também a sobrecarga de trabalho dos técnicos efetivos e de docentes, que dedicam cada vez mais tempo de sua jornada às atividades que desviam do ensino, da pesquisa e da extensão. Também atinge estudantes ao reduzir os quadros de atendimento nas coordenadorias de curso. 

A UFSJ tem o segundo pior RAT (relação de alunos/técnicos) do Brasil. Isso está evidente nas dificuldades dos fluxos da universidade. Está evidente ainda no adoecimento causado pelas rotinas extenuantes de trabalho que se ampliaram com a incorporação de tecnologias de trabalho remoto durante a pandemia. A demissão dos terceirizados só fará piorar as condições de trabalho dentro da universidade.

Por isso, diante do silêncio da reitoria em trazer justificativas razoáveis para essas demissões, convocamos  nossa base a se mobilizar nesse momento. Na próxima terça-feira (05) faremos uma assembleia unificada ADUFSJ, SINDS e DCE para articularmos ações que questionem e revertam as medidas tomadas. 

 

Diretoria da ADUFSJ - Seção Sindical

 

Compartilhar