ENCONTRO DA REGIONAL LESTE DO ANDES DEBATE MOVIMENTO DOCENTE

O Encontro da Regional Leste do ANDES- Sindicato Nacional, realizado na última sexta e no sábado, na Associação dos Docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (ADUFOP), reuniu 11 das 16 Seções Sindicais da região para debater a conjuntura atual do movimento docente.
“O encontro foi bem produtivo, acolhedor e fortalece nossa luta. Debatemos carreira docente única, democratização da universidade e ação por uma universidade antirracista. Também falamos sobre a precarização do trabalho com as inúmeras terceirizações e com a não renovação de categorias profissionais e dos demais técnicos-administrativos”. afirma Cássia Beatriz Batista e Silva, 2ª suplente da ADUFSJ.
Segundo ela, o encontro também discutiu as perdas salariais da categoria na última década e o adoecimento mental de docentes, técnicos e discentes. “Falamos ainda da importância de permanecermos atentos, vigilantes, na luta e nas mesas de negociação, inclusive dia 16 agora tem manifestação pela defesa do serviços públicos em Brasília” acrescentou.
O 1º suplente da Seção sindical, Allexandre Fortes das Silva Reis, considerou o encontro “bastante enriquecedor, construtivo e informativo”. Dentre as pautas, ele destacou os relatos da desmobilização e despolitização dos docentes nas diferentes universidades e o estrangulamento das universidades mineiras. “As universidades estaduais, UNIMONTES e UEMG, estão com sérios problemas, por conta da política do governo Zema, que estrangula estas instituições”, acrescentou.
Ainda no plano estadual, Allexandre disse que foram levantados pontos como o congelamento dos salários dos servidores públicos do estado por pelo menos 9 anos. “Foi relatado que a classe da educação tem o segundo pior salário do Brasil, que qualquer tipo de afastamento provoca cortes substanciais nos proventos e que isso faz parte do plano do Zema para ganhar visibilidade e apoio do setor burguês nacional para pleitear a vaga de presidente em 2026, substituindo Bolsonaro.
Participaram do encontro 11 seções sindicais (ADUFOP, ADUFU, ADUFVJM, ASPUV, SINDCEFET, ADUEMG, ADUNIMONTES, ADUFSJ, APES, ADUNIFEI, ADUFES) e um sindicato convidado (APUBH).