28 DE JUNHO: DIA DO ORGULHO LGBTQIAPN+

Confira a lista que a ADUFSJ - Seção Sindical reuniu com personalidades LGBTQIAPN+ para acompanhar e se inspirar

Dia 28 de junho é dia de luta, de orgulho e de visibilidade. Por isso, a ADUFSJ - Seção Sindical reuniu uma lista com personalidades LGBTQIAPN+ para acompanhar e se inspirar. Confira: 

ELAS NA POLÍTICA
Erika Hilton é a primeira deputada federal negra e travesti eleita na história do Brasil. Em São Paulo, teve 256.903 votos. Vereadora mais votada do país em 2020, por 2 anos foi a presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo.

AINDA PIONEIRAS
Pela primeira vez no Brasil, uma travesti negra recebe o título de Doutora. A conquista deste pioneirismo é de Megg Rayara Gomes de Oliveira, doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). E ela não deixou por menos: sua tese de Doutorado teve por tema racismo e homofobia na Educação.

TOP 5 MELHORES DE NÓS
Sucesso nas redes sociais com rankings sobre os mais variados temas, Juvi é uma pessoa não binárie:  - “sou o que sou, sem restrições de lados. pode usar qualquer pronome, ela, elu, ele. não me chame de cara, eu não sou um cara, assim como não sou uma mulher. me chame de pessoa. me chama de juvi”. 

CORES EM TODOS OS LUGARES
Ivan Rangel, agricultor e criador de conteúdo digital, é conhecido nas redes como “Agro-Gay” e utiliza do seu espaço nas plataformas digitais para falar sobre a experiência de membros da comunidade LGBTQIAPN+ na zona rural e em espaços mais conservadores que os grandes centros urbanos.

POLÍTICA DOS “ANORMAIS”?
Filósofo e escritor feminista transgênero, Paul B. Preciado pesquisa temas como filosofia de gênero, teoria queer, arquitetura, identidade e pornografia.

O UNIVERSO É O LIMITE
A física transsexual Vivian Miranda é pesquisadora na Universidade do Arizona e integra o projeto que desenvolve um satélite de US$ 3,5 bilhões para a Nasa.

HACKER, MINISTRA E TRANS
A hacker Audrey Tang é uma das maiores programadoras de Taiwan. Por isso, ocupa o maior posto do Ministério Digital do país, tornando-se a primeira ministra transgênera do mundo. 

DO MST PARA O PARLAMENTO
Crescida nas fileiras do MST, militante do Levante da Juventude, jovem, preta e lésbica, Rosa Amorim é deputada estadual pelo PT de Pernambuco e vem pautando seu mandato em prol das lutas populares.

TODA CARTA É BOA!
Criado em Ceilândia, quebrada de Brasília como ele mesmo define, Ítalo Costa é humorista, comediante e roteirista pansexual que, ao explicar sua sexualidade para o tio, saiu com a máxima: “imagina que minha vida é um jogo de baralho e toda carta que vem é boa”. 

Compartilhar