Confira a entrevista com a Chapa 3, "CONTINUANDO NO CAMINHO CERTO":

SERJÃO, EDUARDO E JULIANA NA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA UFSJ

A ADUFSJ - Seção Sindical solicitou uma entrevista com cinco perguntas a cada uma das chapas, na sexta (8/11), por email. O pedido foi que as respostas fossem encaminhadas até às 12h da última segunda (11/11), para o cumprimento do prazo de edição do jornal impresso.

Confira aqui a participação da Chapa 3:

 

- Qual a principal proposta da chapa para a UFSJ?

- A defesa da universidade pública na luta pelos Direitos Humanos e na promoção de condições de emancipação, autonomia e participação das pessoas que integram a UFSJ. A consolidação da UFSJ como universidade pública mais humana, equânime e justa cognitiva e socialmente estabelece-se na efetiva permanência, respeito e voz de mulheres, negros, LGBTQI’s e pessoas com diferença funcional nos processos decisórios e acadêmicos da universidade, em alinhamento com uma maior integração dos seis campi. 

- Em reunião do Conselho Universitário (Consu), a UFSJ decidiu não aderir ao Future-se. A chapa concorda com tal decisão? Por quê?

- A reunião que recusou por unanimidade o Future-se foi convocada pelo atual Reitor, candidato de nossa chapa. Defendemos a Universidade Pública gratuita, de qualidade, socialmente referenciada e lugar de inclusão social e de liberdade para o pensamento crítico. Provamos pelo exemplo ser falsa a ideia do Future-se de que a Universidade Pública não sabe fazer gestão. Mesmo com orçamento exíguo inauguramos restaurantes universitários, pavilhões de aula, ampliamos bolsas estudantis, criamos novos editais de fomento. Asseguramos a tranquilidade necessária para continuarmos no caminho certo.

- Caso um dos candidatos seja o reitor da UFSJ, como ele pretende atuar para ampliar o orçamento da instituição?

- Lutar com Andifes e entidades representativas pela recuperação da Unidade Básica de Custeio aos níveis de 2014 e aplicação plena da matriz OCC; aumentar a parcela da UFSJ no orçamento das universidades pela redução da evasão, melhora na avaliação dos cursos e crescimento da pós-graduação; reforçar o trabalho parlamentar buscando emendas individuais e de bancada; respeitada a autonomia universitária, buscar recursos públicos e privados para a execução de projetos; estimular o licenciamento dos produtos gerados na UFSJ e aprimorar o aproveitamento do seu patrimônio, em especial pela venda de subprodutos de seus laboratórios; implementar com a FAUF o fundo de endowment da UFSJ.

- Qual a avaliação da chapa sobre a proposta do governo Bolsonaro de reduzir salário e jornada de trabalho em até 25%, em casos de crise financeira?

- Somos contra toda e qualquer precarização da vida laboral. Avaliamos como equivocada essa proposta uma vez que degrada as condições de sobrevivência do servidor e precariza o trabalho.. 

- Os candidatos da chapa aceitariam ser reitor da UFSJ, mesmo se esta não fosse a vontade da comunidade acadêmica?

- A atuação dos membros da chapa em diversos âmbitos da instituição sempre demonstrou o respeito à democracia e à liberdade de expressão e pensamento. Por princípio, a única resposta possível para esta pergunta é um sonoro NÃO.

 

PERFIL DOS CANDIDATOS:

Serjão (Sérgio Cerqueira): Atual Reitor da UFSJ. Presidente da Comissão de Orçamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Foi vice-reitor da UFSJ (2012-2016). Foi membro de todos os Conselhos Superiores da UFSJ. Engenheiro Mecânico (1986) e Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1999)

 

Eduardo Sérgio da Silva: Atual Diretor do Campus Centro Oeste Dona Lindu da UFSJ. Faz parte da Coordenação Nacional Fórum dos Diretores de Campus Fora de Sede das IFES. Vice-presidente do Conselho Curador do Hospital São João de Deus (2017 a 2019). Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), mestrado (1998) e doutorado (2001) em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2001), Pós-doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais

 

Juliana Alves Mota Drummond: Presidente eleita do Comitê de Criação e Circulação Artística da UFSJ (2017-2019). Membro da Comissão de Internacionalização e representante das Artes na construção do PDI 2019-2023. Foi membro do Consu, subchefe do DEACE e Chefe do DELAC. Professora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFSJ. Bacharel  em Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado na Università degli Studi di Messina (2014).

Whatsapp: (32) 99812-0178

Instagram: @caminhocertoufsj3

Facebook: https://www.facebook.com/caminhocertoufsj3/

Compartilhar