ADUFSJ REJEITA PROPOSTA DO GOVERNO E DEFLAGRA GREVE DOCENTE NA UFSJ

A ADUFSJ - Seção Sindical se reuniu em assembleia, na tarde desta segunda (22), para deflagrar a greve docente na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), conforme deliberado pela categoria.

Após a deflagração, os docentes discutiram sobre a composição do fundo local de greve. A proposta inicial da diretoria era recolher uma contribuição mensal de 0,3% de cada filiado durante a greve. No entanto, a base, após tirar dúvidas sobre a saúde financeira da seção sindical, deliberou que, durante o primeiro mês da greve, o fundo  será constituído do caixa da ADUFSJ, sem recolhimento de contribuição à parte nesse primeiro momento. 

É importante lembrar que o ANDES - SN recolherá contribuição das seções da base para construção do fundo nacional de greve. O sindicato nacional recolherá, semanalmente, R$ 0,50 por filiado de cada seção sindical. 

Outro item da pauta foi a constituição do Comando Local de Greve. Os docentes que antes integravam o Comitê Local de Mobilização agora são os membros do Comando Local de Greve, sendo eles: Carlos Alberto da Silva Júnior, Claudio Alberto dos Santos, Fabíola de Oliveira Miranda, Márcia Saeko Hirata, Marcelo Dalla Vecchia, João Antonio Correa Filho, Wilson Camilo Chaves, Karina Klinke, Rodrigo Chavez Penha,, Bruna Sola Da Silva Ramos, s e Aline Aparecida Angelo. 

Na construção da pauta local, os membros do Comando Geral de Greve apresentaram uma síntese dos pontos elencados pela base em um formulário digital. O documento será encaminhado aos docentes para ser discutido com maiores detalhes na próxima assembleia, prevista para acontecer na quinta (25). 

Outro ponto que ficou para ser discutido com maior detalhamento na próxima assembleia foi a definição das atividades essenciais durante a greve. A presidenta da ADUFSJ - Seção Sindical apresentou o documento que contém as atividades essenciais definidas em greves passadas. Este documento, junto a um formulário solicitando contribuições da base, será encaminhado aos docentes para embasar a discussão na quinta (25). 

Na sexta (26), o Comando Local de Greve se reunirá com a reitoria da UFSJ para tratar da pauta local, as atividades essenciais e outros assuntos. 

Negociação com o governo 

A ADUFSJ - Seção Sindical deliberou por rejeitar a proposta apresentada pelo governo na Mesa de negociação realizada na sexta (19). Além de não contemplar a recomposição do orçamento das universidades e institutos federais, a proposta também apresenta um índice de reajuste aquém das demandas da categoria e um avanço mínimo na reestruturação de carreira. A proposta do governo também contempla, na totalidade, a revogação de normativas do Governo Bolsonaro que atacam os servidores e o serviço público.

Compartilhar