21 DE SETEMBRO: DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Hoje, 21 de Setembro, é o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, mas o mês é todo marcado por luta. Para a comunidade surda é o Setembro Azul. E para saber um pouco mais sobre o assunto, nós entrevistamos Rosely Lucas de Oliveira, docente do Departamento Letras, Cultura e Arte - Delac e 2ª secretária da ADUFSJ - Seção Sindical.
Confira! 


1- Qual o objetivo do Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência?
Conscientizar sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

2- Atualmente, quais você considera as principais demandas na luta das pessoas com deficiência?
Enfrentamento ao capacitismo. Há uma visão sobre nós que é de herói ou coitados, mas nunca de pessoas merecedoras de direitos e deveres. Sempre estão nos deixando de lado ou querendo fazer por nós.

3- No âmbito da legislação e políticas públicas, o que você vê como principais avanços e conquistas? O que ainda se faz necessário?
Nossa legislação é linda, cheia de mecanismos para incentivar a acessibilidade e a inclusão, mas não há formas de monitorar a efetividade da aplicação das leis. A mudança precisa ser das pessoas. Transformação atitudinal.

4- Como você avalia o acesso das pessoas com deficiência à educação em nosso país, especialmente no ensino superior?
No ensino superior é fácil. Lidamos com pessoas adultas, muitas vezes já com noção de direitos e deveres. Difícil é atender a base, nos anos iniciais... momento que a família está de luto de um lado, a criança tenta entender o mundo, a escola com visões e ações muito diferente uma das outras, ou seja, a dificuldade está em normalizarem nossos corpos e nossa língua nos diversos espaços.

5 - A universidade pública brasileira está preparada para admitir estudantes, técnicos e docentes com deficiência?
A Universidade pública é feita por pessoas e as pessoas não estão preparadas para receber os discentes, técnicos e docentes com deficiência. Há falta da oferta de formação, mas também não há interesse. A UFSJ, via Progp, ofereceu o curso de Libras e poucas pessoas buscaram fazer.

Compartilhar