GOVERNO OFERECE 1% DE REAJUSTE PARA SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS

Em reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), realizada nesta terça (29), o secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão, José Lopez Feijóo, informou que, no momento, o orçamento reservado para o reajuste salarial dos servidores públicos federais em 2024 é de cerca de R$ 1,5 bilhão.

O reajuste linear de menos de 1% proposto pelo governo destina-se a todo o funcionalismo federal do executivo e compõem o orçamento reservado ainda para a reestruturação das carreiras,  a equiparação dos auxílios entre os poderes e outros. 

Representantes das entidades sindicais têm se manifestado contrários à proposta dada às perdas salariais acumuladas pelos servidores nos últimos anos no contexto do desmonte do Estado brasileiro e da crise econômica que afetou trabalhadores, sobretudo da área da educação.

O governo argumenta que neste mandato já houve um reajuste de 9% e um acréscimo de R$ 200,00 no auxílio-alimentação do funcionalismo, o que sinaliza  a disposição para recompor as perdas salariais.

As próximas reuniões da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) ainda não têm data para acontecer, mas o governo indicou que irá apresentar uma agenda para a próxima semana.

Compartilhar