CONAD EXTRAORDINÁRIO APROVA DESFILIAÇÃO DO ANDES DA CSP-CONLUTAS

A ADUFSJ - Seção Sindical, em assembleia, Já havia deliberado posicionamento favorável à desfiliação

O 14º Conad Extraordinário do ANDES-SN deliberou por encaminhar ao 41º Congresso do Sindicato Nacional a desfiliação da CSP-Conlutas. A pauta já havia sido discutida pelas entidades de base, incluindo a ADUFSJ - Seção Sindical, que em assembleia deliberou posicionamento favorável à desfiliação. 

Seguindo uma dinâmica parecida com o que foi apontado na assembleia da ADUFSJ, no 14º Conad Extraordinário do ANDES-SN, as críticas a CSP Conlutas foram voltadas principalmente para o seu sectarismo, perda da capacidade de mobilização e adoção de posicionamentos que não refletem as lutas e demandas da categoria docente. Já os argumentos favoráveis à continuação do ANDES enquanto filiado à CSP Conlutas incluíram, principalmente, a necessidade de união dos sindicatos, movimentos sociais e afins diante do atual cenário nacional. 

Ao final das discussões, a proposta de “Indicar ao 41º Congresso a desfiliação do ANDES da CSP-Conlutas” foi aprovada com 37 votos favoráveis, 22 contrários e 05 abstenções. 

O 41º Congresso do ANDES - Sindicato Nacional vai acontecer entre os dias 06 e 10 de fevereiro de 2023, em Rio Branco (AC), com o tema: “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”. 

Compartilhar