ADUFSJ APROVA POSICIONAMENTO FAVORÁVEL À DESFILIAÇÃO DO ANDES-SN DA CSP CONLUTAS

O tema foi pauta do 14º Conad Extraordinário do ANDES-SN, que ocorreu neste final de semana (12 e 13/11), em Brasília/DF

Em assembleia híbrida realizada na tarde desta quinta (10), a ADUFSJ - Seção Sindical aprovou posicionamento favorável à desfiliação do ANDES - Sindicato Nacional da CSP Conlutas. O tema foi pauta do 14º Conad Extraordinário do ANDES-SN, que ocorreu neste final de semana (12 e 13/11), em Brasília/DF. 
 
O argumento apresentado pela maioria, favorável à desfiliação, foi que a CSP Conlutas, que deveria coordenar e ampliar as ações que buscam por demandas dos servidores, tem engessado e afastado o ANDES - Sindicato Nacional das lutas e movimentos em defesa da categoria. 
 
A delegação que representará a ADUFSJ - Seção Sindical no 14º Conad Extraordinário do ANDES-SN é composta pela presidenta da ADUFSJ, Jaqueline de Grammont e pelo professor Pablo Luiz Martins. O professor Wilson Camilo Chaves, que iria ao congresso na condição de suplente, precisou cancelar sua participação devido a problemas pessoais. 
 
Apreciação da solicitação do professor Roberto Calazans
 
Outro item da pauta discutido na assembleia foi a solicitação do professor Roberto Calazans de restituição do valor gasto em assessoria jurídica particular após consultar a assessoria jurídica do sindicato e não se sentir devidamente contemplado. Após discussão, com 19 votos favoráveis, 15 contrários e 3 abstenções, a assembleia votou por atender a solicitação do professor. 
 
41º Congresso do ANDES
 
A assembleia também retirou os nomes para compor a delegação da ADUFSJ que irá participar do 41º Congresso do ANDES - Sindicato Nacional, que vai acontecer entre os dias 06 e 10 de fevereiro de 2023, em Rio Branco (AC), com o tema: “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”.
 
O professor Alberto Ferreira da Rocha, primeiro secretário da ADUFSJ - Seção Sindical, irá como representante da diretoria, juntamente aos docentes Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo, Wilson Camilo Chaves, Pablo Luiz Martins, Fabíola de Oliveira Miranda, Maria Rita e João Antônio. 
 
Informes e outros assuntos
 
A diretoria informou aos docentes presentes que está em contato com a Unimed na tentativa de atender a uma solicitação de alteração nas carteirinhas do plano de saúde, segundo a solicitação, nos novos modelos não constam os direitos dos beneficiários. A diretoria informou que, apesar de solicitar a alteração para o antigo modelo, o fato dos direitos não constarem na carteirinha física não acarreta em nenhum prejuízo aos beneficiários do plano, uma vez que o que vale é o que consta no sistema. 
 
Outro informe apresentado na assembleia foi referente às confraternizações de fim de ano da seção sindical. Em São João del-Rei, o “Baile da Democracia” vai acontecer no dia 7/12, às 22h, no Espaço Lagos de Minas. O formulário de confirmação de presença (encaminhado aos sindicalizados por e-mail) deverá ser preenchido até o dia 24/11. 
 
Em Sete Lagoas e Divinópolis, a confraternização vai acontecer no dia 3/12. Em Ouro Branco, os detalhes da confraternização estão em via de serem finalizados. 
 
A assembleia também foi apresentada ao resultado da reunião Conselho de Representantes da ADUFSJ - Seção Sindical (CRAD), que aprovou a prestação de contas apresentada pela atual diretoria. 
 
Por fim, o professor Valdir Mano, membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), fez um pedido para que os docentes que tiveram disponibilidade participem dos editais para composição da CPPD. Atualmente, a comissão não conta com seu quadro completo, o que gera acúmulo no volume de trabalho dos membros. 

Compartilhar