DOCENTES DA UFSJ ADEREM À PARALISÃO NACIONAL DE 14 DE JUNHO, COM POSSIBILIDADE DE “OCUPA BRASÍLIA”

Os docentes da UFSJ se reuniram em assembleia na tarde desta terça (31) e aprovaram a participação ativa da categoria na paralisação nacional do dia 14 de junho, feriado municipal em São João del-Rei, com possibilidade de um movimento nacional “Ocupa Brasília”, na capital federal. 

A assembleia votou também pela manutenção do indicativo de greve, sem data definida para deflagração, para manter a pressão ao governo junto às demais categorias do serviço público federal. 

Outras deliberações da assembleia foram a criação de uma Comissão de Mobilização Local, envolvendo todos os campi da UFSJ, que irá contar com no mínimo dois professores por campus, e também o apoio e a participação dos docentes na manifestação que acontecerá nos estados, no dia 9 de junho, promovida pela União Nacional dos Estudantes (UNE). Houve a proposição de se organizar um evento do tipo “Virada Cultural” na cidade, como uma forma de mobilização da comunidade acadêmica a ser encaminhada às outras entidades.

Informes

Após solicitação de um membro da base, a diretoria da ADUFSJ apresentou um esclarecimento sobre as medidas necessárias para que haja alteração no estatuto que atualmente rege a seção sindical. A diretoria explicou também que, por entender que o regimento atual atende às necessidades de operacionalização da seção sindical, não irá pautar essa medida. 

Os docentes da base podem solicitar uma assembleia para alteração do estatuto desde que correspondam a 20% dos sindicalizados (as/es). 

A presidenta da ADUFSJ - Seção Sindical, Maria Jaqueline de Grammont, também repassou aos docentes um informe sobre a Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de São João del-Rei para homenagear os 35 anos de federalização da UFSJ e que foi marcada por falas  indignadas com o novo corte no orçamento das universidades e institutos federais anunciados pelo Ministério da Educação na última sexta (27). 

A sessão solene pode ser assistida aqui

Mobilização da educação

Após essa nova rodada de assembleias locais, o setor da Instituições Federais de Ensino (IFES) se reúne novamente no dia 11 de junho para novos encaminhamentos.

Compartilhar