DOCENTES DA UFSJ MANTÉM MOBILIZAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE GREVE NACIONAL UNIFICADA DO SERVIÇO PÚBLICO

Os docentes da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) se reuniram em assembleia geral virtual, na tarde da última quarta (20), e deliberaram pela manutenção da construção da greve nacional unificada de Servidoras/es Públicas/os Federais. 

O resultado da votação ficou em 22 votos favoráveis a manutenção da construção da greve junto às demais entidades representativas, como o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), 8 votos contrários e três abstenções. 

Os docentes votaram a favor da manutenção da construção da greve nacional unificada considerando, principalmente, que o movimento está lutando não por um aumento salarial, e sim pela reposição das perdas inflacionárias. Se embasaram também nas conquistas obtidas pelos docentes nas últimas décadas a partir de movimentos grevistas e frisaram a importância da participação dos professores da universidade pública na luta junto a outras categorias do serviço público. 

No entanto,  apesar de majoritariamente a favor da manutenção da construção da greve nacional unificada, o corpo docente também se mostrou solidário as preocupações levantadas sobre a situação dos alunos, que passaram os últimos dois anos sem atividades presenciais, e que já deixaram de ter aulas, especialmente nas quintas-feiras, neste início de semestre devido aos feriados e paralisações. 

A diretoria da ADUFSJ - Seção Sindical esclareceu que independente do que for decidido no cenário nacional, a deflagração de uma greve por parte dos docentes passará por votação em assembleia. 

Semana de mobilização

Acompanhando o ANDES - Sindicato Nacional e outras instituições federais de ensino superior, os docentes da UFSJ votaram pela construção de uma semana de lutas entre os dias 25 e 29 de abril. Em assembleia ficou estabelecido que, na semana em questão, os professores realizem atividades de mobilização com os estudantes e técnicos durante os intervalos das aulas. 

Apesar da semana de mobilização ter sido aprovada, os docentes da UFSJ não vão aderir à paralisação nacional do dia 28 de abril. 

Assembleias

A discussão e deliberação da realização de assembleias presenciais e/ou híbridas dos docentes da UFSJ foi adiada para o próximo encontro da categoria, que ainda não foi marcado.

Compartilhar