MEMBROS DA GESTÃO DA UFSJ CAPTARAM 70% DOS RECURSOS REPASSADOS PELO GOVERNO DE MG

Mais de 70% dos recursos repassados à UFSJ pelo Governo de Minas Gerais foram captados por projetos apresentados por membros da administração superior da instituição. é o que mostra um estudo apresentado pela diretoria da ADUFSJ - Seção Sindical aos/às docentes que participaram da assembleia da categoria, na última terça (7/12). 

A pauta da reunião, que contou também com informes e apresentação da nova logomarca escolhida pelos(as/es) sindicalizados(as/es), teve como foco principal o ofício enviado pela reitoria à seção sindical em resposta aos questionamentos levantados pelo corpo docente a respeito dos editais que definiram os projetos a serem contemplados com os recursos repassados pelo Governo do Estado à UFSJ. 

Tanto a diretoria da ADUFSJ quanto os(as/es) docentes sindicalizados(as/es) classificaram as respostas da reitoria como insatisfatórias, uma vez que foram apresentadas as mesmas explicações evasivas já mencionadas pela gestão anteriormente. Outra crítica levantada pelo corpo docente diz respeito ao não comparecimento, mesmo após convite, de membros da gestão na assembleia para discutir o assunto. 

Disposição de recursos

Durante a assembleia, foi apresentado um estudo sobre o resultado dos editais utilizados para selecionar os projetos contemplados com os recursos repassados pelo Governo de Minas. O estudo foi realizado antes da ADUFSJ receber a resposta da reitoria e, por isso, alguns dados utilizados não coincidem com os informados pela administração superior da UFSJ. 

O estudo embasou ainda mais o questionamento de docentes sobre a falta de transparência e coerência nesses processos de repasse. já que a gestão da UFSJ afirma que a seleção dos projetos foi feita pelo Governo do Estado, mas não soube esclarecer os critérios utilizados para tal. 

O estudo mostrou que 70,3% dos recursos do Programa de Apoio às Universidades Públicas do Estado de MG, que corresponde a 88,94% de todos os recursos destinados à UFSJ, foram direcionados para projetos encabeçados por membros da gestão. 

Além disso, o estudo revelou também que houve uma diferença substancial na divisão dos recursos entre áreas do conhecimento, departamentos e campus da universidade. 

Encaminhamentos

Insatisfeitos com os esclarecimentos prestados pela reitoria, os(as/es) docentes deliberaram pelo envio de uma correspondência diretamente ao Governo do Estado, solicitando informações sobre os critérios utilizados na escolha dos projetos e também sobre a origem desse recurso. 

O corpo docente votou pela publicização do estudo apresentado em assembleia e de material deixando clara a insatisfação com o ofício de resposta apresentado pela reitoria e pela não participação da mesma na assembleia. 

Por fim, com o objetivo de fazer com que esse tema continue a ser discutido nos espaços internos da universidade, os(as/es) docentes concordaram em apresentar aos conselhos superiores um documento pautando o assunto. 

Para garantir a inclusão do meio número possível de docentes, a assembleia contou com a presença dos intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Oswaldo Vinicius Alves e Pedro Ernesto Santos.

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