NOVA IDENTIDADE VISUAL MARCA ANIVERSÁRIO DE 34 ANOS DA ADUFSJ

Para celebrar a ocasião mais que especial, a categoria decidiu, em assembleia, atualizar a identidade visual da seção sindical

A ADUFSJ - Seção Sindical está comemorando 34 anos em 2021. Para celebrar a ocasião mais que especial, a categoria decidiu, em assembleia, atualizar a identidade visual da seção sindical para torná-la mais atual e acessível. 

 

Foi realizada uma votação com três opções de novas logomarcas e a opção 3 venceu com 71,8% dos votos. 

 

Nada é imutável

 

Para explicar a mudança na identidade visual, a ADUFSJ preparou um vídeo no qual a diretoria explica que os termos “associação” e “sindicato” possuem significados distintos. A palavra “associação” remete a algo mais assistencialista e festivo. Enquanto isso, a palavra “sindicato” carrega a prerrogativa legal de representar uma classe de trabalhadores. 

 

Os docentes também relembram a história do ANDES - Sindicato Nacional que, a princípio, surgiu como Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior - a ANDES - , quando a ditadura militar no Brasil impedia a organização da categoria em sindicatos. Somente com a redemocratização é que a ANDES pode, enfim, se tornar o Sindicato Nacional de Docentes do Ensino Superior - o ANDES. 

 

Em 1987, os professores da então Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) fundaram a Associação dos Docentes da FUNREI (ADFUNREI), uma entidade local com limitações jurídicas de representatividade. Em 1998, a ADFUNREI foi transformada em Seção Sindical do ANDES - Sindicato Nacional, adquirindo poderes para representar legalmente a categoria docente. 

 

Em 2002, houve a mudança de Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) para Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), e em consequência disso, em 2014, a ADFUNREI assumiu o nome que carrega atualmente de Seção Sindical dos Docentes da UFSJ - ADUFSJ. 

 

Mesmo enquanto seção sindical, a ADUFSJ mantém o “AD” em referência ao movimento de docentes que, para lutar tanto pelos seus direitos trabalhistas quanto pela educação superior pública, gratuita e de qualidade, começou com a formação de associações para driblar a ditadura. 

 

Como explica a presidenta da ADUFSJ, Jaqueline de Grammont, o objetivo da nova logomarca é torná-la mais acessível para a comunidade acadêmica “sem que toda essa história, da qual todos, todas e todes nós fazemos parte, deixe de ser contada e celebrada”. 

Compartilhar