CONSCIÊNCIA NEGRA: MOVIMENTO NEGRO LIDERA ATO “FORA BOLSONARO”

No sábado (20), o Movimento Negro de São João del-Rei promoveu, junto a Frente Fora Bolsonaro, um ato unificado pelo impeachment do presidente

A "Marcha Dandaras e Zumbis dos Palmares” teve início às 15h30 na Praça do Coreto, no centro, e percorreu as ruas da cidade até a frente da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. 

Há 50 anos, o Movimento Negro transformou o dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, em um símbolo de luta e resistência, ressaltando a importância da população negra na história do Brasil. 

Em 2021, a luta do Movimento Negro está intrinsecamente ligada a luta contra o Governo Bolsonaro, responsável por uma série de medidas que atacam, principalmente, a população negra e pobre desse país. 

O racismo e o preconceito também podem ser observados mais localmente. O grupo de Congado da Comunidade São Dimas, em São João del-Rei, uma das atrações que fizeram parte do movimento de exaltação da cultura e do povo preto neste 20 de novembro, aproveitou a ocasião para lembrar que eles não podem se apresentar dentro da Igreja do Rosário, construída por escravizados. 

Outras atrações da parte cultural do evento foram: María Anália, Cjun, Ágata Fiori, Isis Ferreira, Bruna Guimarães, Danielle Rodrigues, Jessé e Mari P e João Bessa.

Compartilhar