ADUFSJ PROMOVE RECITAL “CANÇÕES DE ACORDAR” EM HOMENAGEM À PAULO FREIRE

 

No domingo (28), às 20h, a ADUFSJ - Seção Sindical promove uma live especial em homenagem ao patrono da educação brasileira Paulo Freire, intitulada “Canções de Acordar”. 

 

Com roteiro do dramaturgo e jornalista Josemir Medeiros, o recital integra o conjunto de lives promovidas pelo sindicato durante a pandemia da Covid-19, sempre marcadas tanto por abordagens políticas como culturais. 

 

Para um dos organizadores da ação, o professor Marcos Edson Cardoso Filho, o principal diferencial desta live é a sua estrutura. “Ela será um espetáculo cênico”, pontua. 

 

O roteirista do espetáculo conta que a inspiração para o projeto surgiu da live do Dia dos Professores realizada pela ADUFSJ em 2020. 

 

“Como 2021 é o ano do centenário do Paulo Freire, tive a ideia de escrever esse espetáculo que, ao contrário do show do ano passado, tem uma linha narrativa, dramática, unindo canções que remetem a luta de toda uma vida do patrono da educação brasileira”, conta Medeiros. 

 

A narrativa terá como um de seus destaques a obra de João do Vale, compositor nordestino, trabalhador da construção civil, que surge nos anos 1960 com uma pegada política e engajada. Além disso, as apresentações musicais serão intercaladas junto a alguns textos de Paulo Freire e poesias de Thiago de Mello e João Cabral de Melo Neto. 

 

“Tudo na intenção de homenagear os 100 do educador Paulo Freire e esperando que as canções sejam de fato capazes de acordar nesses tempos duros”, frisa o roteirista.

 

A live irá contar com a performance musical de Ísis Ferreira, juntamente com os músicos Natanael Silva, Pablo Araújo, Guilherme Faria e Ana Nery, interpretando canções de Chico César, Susana Baca, João do Vale, Emicida, Chico Buarque, Milton Nascimento e outros. 

 

A cantora acredita que o repertório irá encantar o público. “Nós vamos falar através da poesia e canção da importância dos caminhos da educação no nosso país”, afirma. 

 

Em seu convite para que todos assistam a live, ela acrescenta também que “a educação é nossa gota de esperança para as mudanças reais que precisamos ter no nosso país e em nós mesmos”. 

 

A live, apresentada pela atriz Ana Dias, será transmitida ao vivo no YouTube da ADUFSJ - Seção Sindical.

Compartilhar