27º GRITO DOS EXCLUÍDOS E EXCLUÍDAS MARCA O SETE DE SETEMBRO EM SÃO JOÃO DEL-REI

Intervenções artísticas, como "O Julgamento do falso Messias", deram a tônica da manifestação

Nesta terça (7), a Frente Fora Bolsonaro, movimento que a ADUFSJ - Seção Sindical integra, promoveu em São João del-Rei mais um ato na luta pelo fim do Governo Bolsonaro, o 27º Grito dos Excluídos e Excluídas. 

Já tradicional em São João del-Rei, o Grito tem como objetivo visibilizar as demandas das parcelas da população que são excluídas socialmente e lutar por uma sociedade mais justa e igualitária. 

Para além do importante cunho político da mobilização deste 7 de setembro, o Grito dos Excluídos e Excluídas, em São João del-Rei, também foi marcado significativamente pela expressão artística. O ato, que ocorreu em frente ao Teatro Municipal, contou com diversas intervenções, dentre elas música, encenação teatral e pintura. Uma dessas intervenções foi a apresentação do “Julgamento do falso Messias”, encenada por alunos do curso de Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). 

Marcia Hirata, da ADUFSJ, explica que a organização do ato entendeu que a realização do Grito dos Excluídos era de extrema importância, mesmo considerando o cenário de medo e incertezas causado pelas manifestações dos apoiadores do atual governo, que também convocaram atos de rua neste 7 de setembro. 

“A gente pensou em mudar um pouco o formato para que fosse um ato mais lúdico e mais leve, até para nós da organização. Por isso, foi adotado esse formato mais artístico e deu super certo”, avalia. 

Para o primeiro-secretário da ADUFSJ - Seção Sindical, Alberto Tibaji, o ato deste 7 de setembro foi uma oportunidade de mostrar a força da oposição ao atual governo e seus apoiadores, que pouco se importam com a democracia e as necessidades reais do povo brasileiro. 

Professor do Departamento de Artes da Cena  (DEACE/UFSJ), Tibaji destacou ainda a excelência da mobilização artística presente no ato, expressa nas mais diversas formas. “Essa manifestação é algo simbolicamente muito forte”, defende.

 

Compartilhar