TRABALHADORES DA VIAÇÃO PRESIDENTE MANTÉM PARALISAÇÃO TOTAL

Sem receber salários da empresa e apoio da prefeitura, eles seguem com o movimento que mantém todos os ônibus de São João del-Rei na garagem desde sexta (7

Os trabalhadores da Viação Presidente, em São João del-Rei, decidiram manter a paralisação total das atividades mesmo após a Justiça do Trabalho determinar, em decisão liminar, a volta do funcionamento da empresa. 

Em reunião realizada nesta terça (11) entre os funcionários da Viação Presidente, o dono da empresa, Roberto José de Oliveira, e o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade (PSL), nada foi definido. O encontro só serviu para escancarar ainda mais o descaso da empresa e da administração municipal para com os trabalhadores. 

Somente após cinco dias de paralisação é que o dono da empresa deu qualquer tipo de retorno ou posicionamento aos seus funcionários. E esse retorno sequer foi positivo: a empresa ainda não sabe quando terá caixa para saldar a dívida com os trabalhadores. 

Da parte da Prefeitura, além de não oferecer qualquer tipo de solução efetiva para a situação dos trabalhadores, o prefeito Nivaldo ainda se envolveu em uma briga na garagem da empresa ao rebater opositores, demonstrando não ter equilíbrio para mediar a crise. 

Enquanto isso, os trabalhadores da Viação Presidente seguem sem salário e a população de São João del-Rei, sem transporte público coletivo. 

 

Entenda o caso

A situação da empresa e seus funcionários apresenta problemas desde o início da pandemia. Ainda em 2020, a Viação Presidente colocou a maior parte de seus funcionários na suspensão de contrato de trabalho. 

Na teoria, o Governo Federal arcaria com 70% do salário desses funcionários e a empresa com os outros 30%. No entanto, o valor de responsabilidade da empresa não foi pago aos funcionários e, no final do ano passado, eles chegaram a paralisar as atividades durante uma manhã. 

Como resultado, a empresa se comprometeu a pagar a dívida, dividida em 5 parcelas, a partir de janeiro de 2021. Os trabalhadores chegaram a receber a primeira parcela, mas desde então não receberam nem os atrasados nem os salários regulares. 

 

Solidariedade

Para conseguirem se alimentar, os trabalhadores da Viação Presidente vem contando com a solidariedade de classe de sindicatos de outras categorias, como a Adufsj – Seção Sindical, que tem contribuído com a doação de cestas de alimentos.

 

Foto: Marcius Barcelos

Compartilhar