ADUFSJ CONTRIBUI COM AUXÍLIO FINANCEIRO PARA TRABALHADORES DA VIAÇÃO PRESIDENTE

A empresa rodoviária de São João del-Rei opera com licitação vencida desde 2015 e não paga salários e benefícios dos seus funcionários

A ADUFSJ - Seção Sindical concedeu um auxílio financeiro de R$ 4 mil para os trabalhadores da Viação Presidente, empresa responsável pelo transporte coletivo em São João del-Rei que acumula dívidas com seus funcionários desde o início da pandemia.

A 2ª secretária da ADUFSJ, Márcia Hirata, afirma que a Seção Sindical vem acompanhando desde o ano passado a situação da Presidente, que está com contrato irregular e que presta um serviço muito precário. “Os alunos que usam ônibus sempre vinham com muitas reclamações com relação à má qualidade do serviço. E vários professores também”, sustenta.

Ela destaca que a má qualidade do serviço não pode ser atribuída aos funcionários da empresa, que desde o início da pandemia vêm sofrendo com atrasos no pagamento dos salários e benefícios.

“A ADUFSJ, junto com a Frente Fora Bolsonaro (composta de outros sindicatos e movimentos sociais de São João del-Rei), se sentiu na obrigação de contribuir com eles. Assim como a gente tem uma solidariedade com a população de baixa renda, que está passando por muitas necessidades, é coerente que, enquanto sindicato, a gente tenha essa solidariedade também com outros trabalhadores”, defende Hirata.

Entenda o caso

Funcionários da Viação Presidente denunciam que estão há mais de dois meses sem receber seus salários e com atraso também no pagamento do vale alimentação. Sem remuneração ou qualquer tipo de auxílio por parte da empresa, eles enfrentam dificuldades financeiras e problemas em manter necessidades básicas como alimentação e medicação, por exemplo.

“Até minha (conta da) Cemig é a União Sindical que está pagando, conta de água, até as despesas com meus filhos, eu não sei o que fazer”, conta um dos funcionários da empresa que, por medo de represálias da empresa, prefere não se identificar.

Solidariedade de classe

Tatiana Carla de Souza Silva trabalhou na Viação Presidente por mais de sete anos até ser demitida em fevereiro deste ano. Ela conta que ficou em regime de suspensão de contrato durante a maior parte de 2020 e que havia voltado ao trabalho havia um mês quando foi dispensada.

“Quem ficou trabalhando estava pior, porque quem foi suspenso recebeu os 70% do governo, quem estava trabalhando ficou sem receber nada”, conta a ex-funcionária da empresa.

Devido a necessidade, Tatiana assumiu um importante papel na organização e distribuição de doações, como a da ADUFSJ, aos funcionários da Viação Presidente. Ela conta que já foram distribuídas 61 cestas básicas e 15 vale gás, além do pagamento de contas de água, luz e outros das famílias necessitadas.

Descaso e ameaças

Além dos problemas financeiros, os trabalhadores relatam ainda que sofrem também com a falta de informações por parte da empresa e ameaças caso denunciem e exponham a situação. A própria Tatiana acredita ter sido dispensada por ter participado das manifestações que cobravam o pagamento dos salários. Apesar disso, a justificativa da empresa para a demissão da funcionária foi corte de gastos.

“Todo mundo que foi sendo dispensado, eles queriam parcelar os acertos, ninguém estava aceitando, se tiver uns dez que aceitaram é muito, está todo mundo indo para a Justiça (do Trabalho). Eles não estão nem mais aceitando demissões porque sabem que não tem como pagar”, afirma Tatiana.

Não é a primeira vez que a Viação Presidente negligencia a situação dos funcionários dessa forma. No ano passado, a empresa chegou a atrasar em vários meses o pagamento dos trabalhadores. Em setembro, funcionários da empresa e lideranças sindicais realizaram uma mobilização que chegou a suspender, durante algumas horas, a circulação dos ônibus na cidade.

Sem licitação

Em São João del-Rei, a Viação Presidente opera desde 2015 sem licitação, atuando na cidade apenas por força de decreto municipal. O caso segue na Justiça, que já determinou a necessidade de abertura de novo processo licitatório para empresa de transporte coletivo no município.

A administração municipal informou, ainda em 2020, que o processo licitatório seria realizado no primeiro semestre de 2021. No entanto, em janeiro deste ano, um decreto municipal renovou o contrato de atuação da Viação Presidente na cidade.

Foto: João Pedro Justino / Notícias Gerais

Compartilhar