MEMÓRIA ADUFSJ - À FRENTE DA ADFUNREI, MARISTELA NASCIMENTO DUARTE PARTICIPOU DE GRANDES MARCHAS E GREVES

Nos 33 anos da Seção Sindical, seus ex-presidentes contam suas memórias e falam das perspectivas de luta

A professora Maristela Nascimento Duarte foi presidenta da ADFUNREI - Seção Sindical de 2005 a 2007, mas ocupou cargos na diretoria em um período bem mais amplo, de 2001 a 2009.  Em alguns destes momentos, chegou a assumir a presidência, em substituição a outros colegas. Por isso, é capaz de resgatar o histórico de um longo período de lutas, marcado pelas grandes marchas e grandes greves a favor da educação. 

Confira aqui o depoimento dela: 

Na diretoria da ADFUNREI. S. SIND.(2001-2009), em diferentes cargos, passamos por várias lutas sociais. Apesar das crises de caráter político e econômico, diversos   interesses da classe trabalhadora compuseram as pautas de reivindicações. Nas assembleias da ADFUNREI- S.SIND. Eram discutidos temas variados. Entre eles, as teses de algumas dimensões importantes relativas ao fim da centralidade do trabalho e os limites da perda do potencial transformador da classe trabalhadora imposto pelo projeto neoliberal adotado pelo(s) governo(s), bem como pela coalização desse(s) com setores da classe dominante que interferiam a e/ou manipulavam e, muitas vezes, impediram a construção de um processo democrático que poderia alavancar em um projeto de sociedade com menor desigualdade social e nas garantias de direitos sociais.

Cabe lembrar que, este período é marcado pelas grandes  marchas e greves. São mobilizações de milhares de trabalhadores dos setores privado e público, de movimentos sociais que se mobilizam em torno de suas demandas nos principais centros urbanos e, em Brasília. Nas IFEs, em 2001 e 2005, as  greves se estenderam por mais de 100 dias e com grande adesão dos docentes. 

Destaco alguns dos principais movimentos grevistas deste período que resultaram em algumas conquistas para IFEs: equiparação da GED no ensino superior com a GID para os professores do ensino de 1ᵒ e 2ᵒ graus; paridade e isonomia salarial entre ativos e inativos; contratação de 2 mil professores de  2002 até o ano de 2014. 

Neste período, a ADFUNREI-S.SIND. não praticava uma ação mais extensiva com a comunidade local e região. Havia encontros e reuniões  esporádicas com  partidos políticos, principalmente, o PT e o PSTU, e com algumas poucas lideranças sindicais, especialmente, o SINDIELETRO. Na maioria das vezes, fazíamos reuniões e encontros com as lideranças dos servidores técnicos da UFSJ e com os alunos representados pelos seus CAs e respectivamente, DCE. Acredito que a ADUFSJ - Seção Sindical poderá estender suas ações junto a comunidade dos campi da UFSJ como o tem feito, utilizando as mídias sociais.

 

Compartilhar