DOCENTES REALIZAM NOVA ASSEMBLEIA NA PRÓXIMA SEGUNDA PARA DEFINIR POSIÇÃO SOBRE AULAS REMOTAS

Diretoria da ADUFSJ defende retomada apenas das atividades não obrigatórias no próximo semestre

Os docentes da UFSJ realizam assembleia virtual na próxima segunda (13), a partir das 16h, para decidir qual proposta a categoria irá defender em relação a retomada ou não das aulas da instituição no segundo semestre deste ano.

Na assembleia realizada nesta segunda (6), a diretoria da ADUFSJ – Seção Sindical apresentou a nota técnica “Reflexões sobre os cenários possíveis para o próximo semestre – um apoio ao debate às atividades docentes durante a pandemia de covid-19”, elaborada pelo Grupo de Trabalho Atividades Docentes, em seis reuniões que somaram mais de 12 horas de debates.

O documento destrincha o cenário epidêmico do país e reafirma o compromisso do Sindicato com princípios como a defesa da vida, da democracia, da inclusão, igualdade e equidade, da garantia de acessibilidade e da defesa da carreira docente e da universidade pública e da sua autonomia.

Na nota técnica são apresentados quatro cenários para a retomada das aulas de forma remota no próximo semestre, desconsiderando propostas que não contemplam os princípios defendidos pela categoria, como, por exemplo, as aulas presenciais, não indicadas no momento em função da curva ascendente da pandemia.

O documento também enfatiza a diferença entre Educação à Distância (EaD) e aulas remotas, afirmando que as propostas apresentadas contemplam apenas a segunda opção, e apenas de forma emergencial. “O que está posto não é EaD, mas sim aulas remotas que devem ser encaradas sempre como uma alternativa emergencial”, ressaltou a presidenta.

No total, 101 pessoas acessaram o chat em que foi realizada a assembleia, incluindo três funcionários da ADUFSJ. A lista de presença foi assinada por 88 docentes. 

Cenários possíveis

O primeiro deles prevê a não realização de nenhuma atividade remota, com suspensão do ano letivo e reposição posterior. O segundo cenário contempla a realização de atividades remotas com os estudantes, mas desvinculadas das disciplinas, como atividades de acolhimento, mesas de discussão, seminários etc.

Já o terceiro aborda a realização de atividades de ensino, somente com oferecimento de disciplinas optativas ou eletivas. E o quarto e último cenário prevê o oferecimento das unidades curriculares obrigatórias/regulares, ou seja, de aulas normais transpondo-as para via remota.

Após a apresentação, a diretoria da ADUFSJ defendeu apoio à retomada apenas das atividades acadêmicas não obrigatórias no próximo semestre. A posição, segundo a presidenta da Seção Sindical, Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araujo, é uma solução intermediária entre os quatro cenários possíveis, apontado pelo relatório elaborado pelo GT.

“Nós achamos que, neste momento, se não intensificarmos o contato com nossos alunos, a evasão poderá ser enorme. Então, nós concordamos com atividades remotas, sendo que não inclua nenhuma atividade obrigatória para nossos estudantes e docentes também”, afirmou a presidenta.

Conforme ela, a pandemia vai chegar cada vez mais perto das nossas casas nos próximos dias. “Acreditamos que não será possível nenhum trabalho obrigatório nem para alunos e nem para professores nos próximos seis meses. Nós achamos que as atividades obrigatórias, neste momento, serão excludentes e mais adoecerão nossos estudantes, professores e técnicos do que contribuirão com uma educação de qualidade”, justificou.

 

Em respeito ao amplo debate

Os professores presentes elogiaram a nota técnica, dizendo que ela amplia os cenários em relação àqueles propostos pela Pró-reitora de Ensino de Graduação (Proen) da UFSJ, em documento  lançado também nesta segunda. E, após considerarem a necessidade de terem mais tempo para analisar os documentos, aprovaram a realização de nova assembleia na semana que vem

“Diante do nota técnica do Seção Sindical e do documento da PROEN que foram socializados nesta segunda, a assembleia decidiu continuar a discussão para tirar uma posição mais qualificada do sindicato para a questão e para a proposta da PROEN”, afirmou a presidenta.

 

8º Conad Extraordinário

A assembleia elegeu, por unanimidade, a presidenta da ADUFSJ como delega do 8º Conad Extraordinário do ANDES- SN, que será realizado virtualmente, nos dias 30 e 31 de julho, para discutir as eleições para a diretoria do Sindicato Nacional.

A 2ª secretária da ADUFSJ, Márcia Saeko Hirata e o professor João Antônio Correia Filho foram eleitos, também por unanimidade, como observadores.  O professor Orlando José de Almeida Filho foi eleito como suplente.

 

Ações de solidariedade

A 1º secretária da ADUFSJ, Maria Clara Santos, informou que 13 projetos foram inscritos para concorrer ao segundo edital lançado pelo fundo Emergencial do projeto #TamuJuntoADUFSJ, que incentiva o protagonismo dos sindicalizados em ações solidárias.

Ela apelou para que os professores que já contribuíam com o fundo autorizem a prorrogação do desconto de 0,5% dos seus salários por mais três meses. E que os que ainda não contribuem o façam a partir de agora.

Para contribuir, os professores devem autorizar o débito automático aqui

Compartilhar