ADUFSJ E MAIS 12 ENTIDADES ASSINAM CARTA ABERTA DE APOIO À VEREADORA LÍVIA GUIMARÃES

O documento repudia agressões de cunho machista e enaltece a atuação da única mulher na Câmara dos Vereadores de São João del-Rei

A Seção Sindical dos Docentes da UFSJ (ADUFSJ), juntamente com mais 12 entidades, assinaram uma Carta Aberta de apoio da vereadora Lívia Guimarães (PT), vítima uma agressão machista por parte do vereador Stefanio Pires, líder do governo na Câmara.

O ataque do vereador ocorreu ao final da reunião do dia 23 do mês de junho e foi uma tentativa de desqualificar a atuação parlamentar da única mulher da casa, que havia feito um post na sua página do Facebook criticando a inoperância da Administração Municipal frente ao aumento do número de pessoas infectadas pela Covid-19 em São João del-Rei. “Vai cuidar do seu bebezinho”, atacou Pires. 

Os movimentos sociais, coletivos femininos e os sindicatos signatários da carta repudiaram a atuação de Pires e defenderam a atuação da vereadora Lívia no cumprimento de seu mandato. “Ainda que esteja de licença maternidade, críticas e questionamentos da Vereadora às decisões e ações da gestão municipal cumprem com o papel de seu mandato, justamente por colocar questões em defesa de ações que protejam a vida, não apenas seu filho, mas de todas e todos, cidadãos e cidadãs”, explica a carta.

A carta aberta, que foi lida na seção da câmara do último dia 30, repudia ações que fazem discriminação de gênero com o objetivo de desqualificar a atuação política das mulheres. “Antes de ser mãe, a Vereadora Lívia Guimarães é cidadã são-joanense, única representante mulher desta câmara, mulher trabalhadora e digna de respeito de todas e todos. Independente de qualquer divergência política ou distinção de gênero uma mulher deveria ser saudada pelo trabalho que faz incansavelmente” aponta o documento.

O documento finaliza solicitando que o vereador agressor se retrate e peça desculpas públicas à Lívia e “a todas as mulheres que ela representa, pois só se existe no mundo pela coragem de uma mãe e pela força e determinação de uma mulher”.

Para ler a Carta Aberta na íntegra, clique aqui

 

 

 

Compartilhar