PROJETO “AJUDA PARA O AXÉ” RECEBE APOIO DA ADUFSJ

Programa Tamu Junto vai proporcionar ajuda econômica para famílias da casa de candomblé Ilê Axé Omin Insaba Dillê

O projeto Ajuda para o Axé foi um dos contemplados pelo programa “Tamu Junto” da ADUFSJ e vai auxiliar um total de 20 pessoas que se encontram em situação econômica precária desde a situação causada pelo surto de corona vírus. Elas são filhos de santo da casa de candomblé Ilê Axé Omin Insaba Dillê, cujo significado é Casa do Segredo das Águas das Folhas e funciona no bairro Alto das Mercês desde 2008. É uma casa de Oxum, (senhora das águas doces) e Ossaim (senhor das folhas), que são os orixás de cabeça do babalorixá Ominadilê Edmar de Oxum.

 

Edmar de Oxum relata que a casa tem uma proposta de ter poucos membros para manter uma unidade mais familiar e coesa. Ele destaca a importância do cultural do candomblé. “A casa de candomblé é uma embaixada africana, quando o negro faz a diáspora, ele vem sem pátria, sem cultura, vem sem nada. A casa do candomblé é um resgate de culinária, um resgate de língua, um resgate de medicina, ela é um resgate de ritmos e de religião. O mais importante dentro de uma casa de candomblé é esse núcleo familiar”.

O projeto Ajuda para o Axé é uma iniciativa dos professores da UFSJ Cristianni Cardoso Morais e Marcos Vinícius Teles Guimarães que frequentam a casa de candomblé há dez anos. Cristiannni declara sua admiração pela religião de tradição africana e ressalta o trabalho de resgate social realizado. “A iniciativa nasceu da vontade de prestar auxílio para os filhos de santo, pelo fato de conhecermos a realidade das pessoas que frequentam a Casa em questão. Sabemos de suas histórias, dos preconceitos que sofrem, sabemos que muitos vivem nas periferias da cidade e que sua condição econômica que já era precária foi extremamente prejudicada pelo contexto da pandemia”

O projeto vai atender a quatro famílias, num total de 20 pessoas, residentes do bairro Araça que foram afetadas pela crise econômica que se arrasta por anos no Brasil e foi realçada pela quarentena provocada pelo coronavírus.  Morais destaca a importância do apoio recebido pela ADUFSJ através do projeto “Tamu Juntos” onde professores sindicalizados fizeram doações. “Sem o apoio da ADUFSJ não conseguiríamos atender a tantas pessoas. Pretendemos comprar cestas básicas e produtos de higiene para que eles possam ficar o maior tempo possível em suas casas, o que contribui imensamente para a manutenção de suas necessidades básicas de alimentação e higiene diante desse cenário tão tenebroso que assola o mundo”. 

 

Compartilhar