#TAMUJUNTOADUFSJ: PROTETORES FACIAIS SERÃO DOADOS PARA PROFISSIONAIS DA LINHA DE FRENTE DO COMBATE À PANDEMIA

A ação é uma das 13 contempladas pelo Fundo Emergencial Solidário da ADUFSJ - Seção Sindical

Para ajudar profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid-19, o grupo reune pessoas de Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco para a produção de máscaras em impressoras 3D - os face shields. A intenção é atender trabalhadores “da área da saúde, segurança ou outras essenciais à sociedade”, como explica Alex Bastos, professor que participa do projeto. 

Com a alta na procura de equipamentos de proteção individual (EPI) devido à epidemia do novo coronavírus, produtos como máscaras e luvas estão sendo difíceis de encontrar. Esse problema afeta principalmente os agentes da saúde, que lidam diretamente com pacientes confirmados e suspeitos de Covid-19. 

Com o objetivo de ajudar esses profissionais e também outros que estão na linha de frente do combate à doença, o grupo está produzindo protetores faciais que serão doados às Secretarias de Saúde dos municípios atendidos. O objetivo é produzir e distribuir 1.500 máscaras. As cidades ainda estão sendo selecionadas, algumas das que possivelmente irão receber são São João del-Rei, Ouro Branco, Lafaiete, Congonhas e Carandaí

O grupo já havia feito 600 face shields que foram doados para organizações de algumas cidades no entorno de Lafaiete. Agora, com a verba do programa da ADUFSJ, será possível mais que dobrar a produção. Ao todo, 13 impressoras estão sendo usadas no projeto, que conta com 17 pessoas envolvidas.

As máscaras são compostas por três estruturas: uma viseira transparente que serve para cobrir o rosto do usuário, uma parte que funciona como suporte para prender o protetor à cabeça - que é impresso na 3D - e um elástico.

A maior dificuldade do grupo é quanto ao tempo de produção das máscaras. “Cada suporte demora em média de 1h30 a 2h30 para ficar pronto, a depender da máquina e suas configurações”, explica Alex Bastos. Para tentar melhorar o problema, o grupo está procurando empresas parceiras que possam produzir máscaras por meio da injeção de plástico, para diminuir o tempo e aumentar a produção.

Compartilhar