Mônica Bergamo: MEC processa 30 professores da UFF por voto dado há 12 anos

Para Sindicato dos Docentes da UFF, é o maior abuso de autoridade que se comete contra a liberdade de manifestação e votos nos Conselhos superiores da univ

O MEC abriu um procedimento administrativo disciplinar contra 30 professores da UFF (Universidade Federal Fluminense) para que eles expliquem um voto que deram há 12 anos sobre a carreira administrativa dos funcionários da instituição.

Na ocasião, os mestres, que integravam o Conselho Universitário da UFF, decidiram que os funcionários aposentados deveriam ter os mesmos aumentos dos que estavam na ativa, seguindo os princípios da isonomia e da integralidade.

Abuso
“É o maior abuso de autoridade que se comete contra a liberdade de manifestação e de voto nos Conselhos superiores da universidade pública”, diz Adriana Penna, da associação dos docentes da UFF. “É uma clara tentativa de intimidação e ataque à autonomia universitária.”

Todo apoio
A entidade está dando apoio jurídico aos professores. O ministério não respondeu aos questionamentos da coluna até o fechamento desta edição.

Fonte: Coluna da Mônica Bergamo, Folha de S. Paulo

Compartilhar