UFSJ ESTÁ ENTRE AS UNIVERSIDADES COM MELHOR DESEMPENHO NO ICG, DE ACORDO COM NOVO RELATÓRIO DO INEP

O percentual de unidades de ensino particular com nota 4 ou 5 ficou bem abaixo do índice das instituições federais.

A UFSJ teve bom desempenho e obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (ICG), como mostra relatório divulgado pelo Instituto Nacional e de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) no último dia 12. Segundo o INEP, que pertence ao MEC, 68,6% das instituições federais tiveram notas 4 e 5 que correspondem as mais altas do sistema de avaliação. Entre as entidades privadas de ensino superior com fins lucrativos apenas 18,1% obtiveram os indicadores máximos. As escolas sem fins lucrativos tiveram um desempenho um pouco melhor com 24,4%.

O ICG avalia a instituição e é calculado a partir da média dos últimos três anos do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), além da nota que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) dá para os cursos de pós graduação.

 O CPC avalia as graduações individualmente e é feito a partir das notas do ENADE. A cada ano cursos diferentes são avaliados e em 2018 foram as graduações em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda), Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo.

Os resultados apresentados pelo INPE contradizem o ministro da Educação, Abraham Weintraub que acusa as instituições de ensino federal de falta de produção de pesquisa, inovação e de não preparar adequadamente seus alunos para o mercado de trabalho.

 

Compartilhar