Colégio Eleitoral elege novo reitor da UFSJ na próxima segunda (9)

Por decisão da maioria dos membros do Conselho Universitário, o voto será aberto, em sessão pública

Na próxima segunda (9/12), o Colégio Eleitoral da UFSJ elegerá o reitor que estará à frente da instituição de 2020 a 2024, por meio de voto aberto, em sessão pública. A decisão foi tomada nesta segunda (2/12), em reunião do Conselho Universitário (Consu), órgão colegiado máximo da instituição.

A presidente da ADUFSJ – Seção Sindical e representante do Departamento de Ciências da Educação no Consu, Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo, considerou a reunião muito produtiva. “Os membros do Consu já definiram a Comissão Organizadora da Eleição, além da Resolução e do Edital que regulamentarão o pleito”, disse.

De acordo com ela, os debates foram profundos e realizados de forma muito responsável. O ponto de maior polêmica foi a definição se o voto no Colégio Eleitoral seria aberto ou fechado. “Como nenhuma legislação aborda esta questão, o Consu decidiu, por maioria, pelo voto aberto, uma vez que, no regimento geral da UFSJ, em seu Artigo 8º, está definido que as eleições dos conselhos serão feitas por voto aberto e público”, esclareceu. Dos membros do Consu, apenas dois preferiram o voto fechado e dois se abstiveram.

“Como presidente do Sindicato e, principalmente, como membro do Consu, estou muito confiante neste processo feito de uma forma muito coletiva, com muita participação, tanto por parte dos conselheiros como da comunidade acadêmica, que estava em peso acompanhando a reunião do Consu”, avaliou.

Conforme o edital aprovado, o prazo determinado para inscrição dos candidatos será nesta quarta (4/12) e nesta quinta (5/12).

O horário e o local em que será realizada a votação pelo Colégio Eleitoral serão divulgados posteriormente.

 

Entenda o caso:

De acordo com a Lei 9.192/1995, reitores e vice-reitores das universidades federais são nomeados pelo presidente da República, a partir de uma lista tríplice organizada pelo colegiado máximo da instituição, ou outro colegiado que o englobe, instituído especificamente para este fim.

No caso da UFSJ, o Colégio Eleitoral, composto pelos três conselhos superiores da instituição: Conselho Universitário (Consu), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep) e Conselho Diretor (Condi). Cabe ao Consu fazer a convocação do Colégio Eleitoral e deliberar as regras da eleição, conforme ocorreu nesta segunda (2/12).

A lista tríplice elaborada pelo Colégio Eleitoral tem que ser enviada ao governo federal até o dia 8/3 de 2020, 60 dias antes de vencer o mandato do atual reitor, que expira em 9/5. Por isso, a eleição será realizada ainda este semestre, antes do recesso.

Compartilhar